Morte de “Ben Ben” retratada em livro na África do Sul

 Joanesburgo - Os últimos dias  de vida do   antigo chefe de Estado Maior  General das FALA, Arlindo Chenda Pena “Ben Ben” estão a ser  retrato  em livro  na  África do sul,  país onde aquele oficial militar veio a falecer.  É autor  da obra,  Demarte Dachala Pena, estudante angolano em Pretoria  e  filho do malogrado General “Ben Ben” fruto de uma relação com  Mavilde Linda Dachala  que também veio a falecer de morte súbita em terras de Mandela.
Com o titulo  “My Royal Rebel blood, (Behind theses scars)”, em, português “Por detrás destas  magoas do meu  sangue rebelde”. A obra  é uma espécie de diário em que o jovem procura retratar a sua experiência  dedicando  um capitulo especial para relatar,  os últimos  momento com o seu  malogrado pai. O autor  apresenta a sua versão e num tone inquietante denota   duvidas de que o General Arlindo  Pena tenha morrido de paludismo como atesta a versão oficial. 

A obra de Demarte Dachala Pena  é entendida  como u

m desabafo como diz o prefacio ao sugerir que se olhe na vida do rapaz marcado por uma família que “faz  parte de uma linha de sucessão esquecida e  que foi destruída devido à guerra”. Acrescenta que “O autor teve o coração quebrado fruto de  muitas experiências na vida como a perda de ambos os pais  e membros da familia. O livro termina com uma visão esperançosa do futuro, novas esperanças e novos sonhos para todos.” Conclui.

Para elaboração do livro que também inclui fotografias no seu conteúdo, o jovem contou com a assessoria de  uma antiga  professora. A apresentação  oficial ocorreu a  18 de Outubro de 2009 data que coincide com os décimo primeiro aniversario do desaparecimento físico  de Arlindo Pena ocorrido  numa unidade hospitalar em Joanesburgo,  cidade onde foi evacuado a partir de Luanda.

Desde a  data do seu lançamento oficial,  tem se registrado  outras secções de apresentação em distintos locais como em igrejas e na Universidade de Pretoria juntando centenas de alunos. A venda do mesmo esta a ser comercializada nas principais livrarias  da cidade de Pretoria, nomeadamente a “protea book store stand” e no “Dansa International College” localizado  na mesma cidade.