Créer un site internet

Cerca de 50 detidos após manifestação em Luanda, desconhecida a sua situação - advogado

Movimento MPDA Par Le lundi, 05 septembre 2011 à 20:42 0

preso 50Cerca de 50 pessoas terão sido detidas desde sábado em Luanda, no seguimento dos protestos anti-Governo, segundo um advogado que hoje realizou várias diligências, sem sucesso, para saber onde e como se encontram estes detidos.

Em declarações à Agência Lusa, o advogado Luís Fernandes Nascimento, que é também membro do conselho nacional do Bloco Democrático, disse ter sido contactado por "muitos familiares", no sentido de tentar saber onde e como estão os detidos.

As detenções terão ocorrido no sábado, em Luanda, no seguimento de uma manifestação a favor da demissão do Presidente angolano, José Eduardo dos Santos.

Segundo Luís Fernandes Nascimento, as detenções ascendem a 50, desde sábado, e os detidos não estão contactáveis.

O advogado terá tentado contactar os detidos, mas a informação que obteve dos elementos das esquadras é que estes não tinham quaisquer informações para fornecer.

A Polícia angolana indicou no sábado que 24 pessoas foram detidas na sequência da manifestação que pedia a destituição do Presidente angolano em Luanda, tendo ficado feridos três oficiais e um agente policial, segundo a Angop.

De acordo com um comunicado da Polícia Nacional de Angola, citado pela agência de notícias angolana Angop, três oficiais, um agente e três cidadãos foram feridos por elementos ainda não identificados perto do Largo Sagrada Família, em Luanda, na sequência da manifestação.

A Polícia justifica que as pessoas ficaram feridas quando efetivos da corporação tentavam persuadir alguns cidadãos a não abandonarem o espaço protegido para o referido ato, a fim de evitar a desordem pública.

"Contrariando as orientações da Polícia, alguns indivíduos, de forma anárquica, forçaram o cordão de segurança policial, proferindo ofensas verbais contra pacatos cidadãos que circulavam nas redondezas e aos efetivos da Polícia Nacional, alegando que pretendiam dirigir-se ao palácio", diz a Polícia no comunicado citado pela Angop.

As autoridades dizem ainda que foi "o incumprimento da ordem da Polícia [que] gerou um clima de violência entre os transeuntes e os manifestantes, que culminou no arremesso de objetos contundentes, que estiveram na causa dos ferimentos", e que terão "obrigado" a Polícia a deter 24 pessoas, "para que os órgãos competentes façam justiça", lamentando ainda a situação.

Lista de alguns detidos ou desaparecidos publicado no FACEBOOK

KADY MIXINGE

ALEXANDRE DIAS DOS SANTOS

ANTÓNIO CANGOMA

MARCHAL

MINGO

TUVE

DIONISIO CARBONO

JOSÉ MATEUS MWANZA

GASPAR LUAMBA MONTEIRO (DEPOIS DE RECUPERAR OS SENTIDOS, A POLICIA LEVOU E CONTINUA DETIDO)

ADOLFO CAMPOS (DEPOIS DE RECUPERAR OS SENTIDOS, A POLICIA LEVOU E CONTINUA DETIDO)

ERMELINDA FREITAS

JEREMIAS

CANDIDO SILVESTRE

Entre outros dos quais não se conhece o nome.

DESAPARECIDOS

HEXPLOSIVO MENTAL

ANGELO MIGUEL CONDA

CLAUDIO CONDA (SIM IRMÃO DO JOVEM ACIMA)

SOZINHO

MANUEL ANDRADE

HELDER CAFUNFO

GABRIEL CHACUSSANGA

KILSON

TO ZE

CARLOS AMARAL

ALBANO MATEUS LOMBO

QUINTINO DA COSTA

PEDRO

LUSA

Ajouter un commentaire

Anti-spam